A fabricação mundial de toner esta em um estado de estagnação virtual. Observando estatísticas globais é possível perceber que não houve uma mudança no volume da produção, e é previsto que continue dessa forma.  Apesar disso os dados continuam a crescer exponencialmente. Durante anos a demanda de serviços de impressão vem crescendo a medida que a informação também cresce.

Em 1982, Richard Buckminster Fuller desenvolveu a “Curva de Dobramento de Conhecimento” mostrando que até 1900, o conhecimento e a informação duplicaram a cada século e em 1945 passou a dobrar a cada 25 anos. Hoje, há um acordo entre os especialistas de que o tamanho do universo digital dobra a cada dois anos, um crescimento de 50 vezes no período de 2010 a 2020.

Essa grande quantidade de informações trouxe um novo desafio: Como armazenar, compartilhar e gerenciar esses dados da maneira mais eficiente? As soluções a partir da Soft Technology ajudaram a melhorar a eficiência, mas sua adoção em larga escala afetou profundamente a tecnologia e a mídia usada no gerenciamento de informações e a quantidade que é impressa. Consequentemente, as veiculações de hardware de impressão, a população e os volumes de impressão estão mudando de maneira diferente no mundo todo.

As colocações anuais de impressoras estão diminuindo lentamente na América do Norte e na Europa. Além disso, a força de trabalho está mudando globalmente. O comércio está mudando para aceitar uma “cópia eletrônica” em vez de uma “cópia impressa”, melhorando o armazenamento, o compartilhamento e o gerenciamento de documentos, além de reduzir os custos. Devido a isso os fabricantes de hardware estão desacelerando o desenvolvimento de novos hardwares, desacelerando também, desenvolvimento de toners.

O mercado de toner deriva sua demanda do mercado de hardware de impressoras, do crescimento econômico e das mudanças na alfabetização e na riqueza da população. A demanda por cópias impressas nos mercados desenvolvidos está se tornando menor, levando à ameaça de redução contínua do tamanho do mercado. Por outro lado, nos mercados em desenvolvimento e nas economias emergentes, as colocações de hardware de impressoras, a população de impressoras e a impressão continuam a aumentar.

Para a maioria da população nesses países, a impressão é mais acessível do que tablets e celulares. Para comunicação, registros e transações, a cópia impressa continua sendo a melhor escolha. Apesar das melhorias contínuas em infraestrutura, energia elétrica, cobertura móvel e serviços de Internet, a cópia impressa mantém um valor significativo na garantia da disponibilidade de dados e informações.

No entanto, houve mudanças sutis, mas importantes, na tecnologia, fabricação e foco na indústria global de fabricação de toner. Há uma demanda consistente por produtos de alta qualidade monocromáticos, toner colorido e novas tecnologias. Essas mudanças afetaram a indústria geograficamente e tiveram uma grande influência na indústria globalmente.

Existem algumas áreas que oferecem oportunidades para negócios lucrativos. Na impressão comercial, as empresas estão gradualmente substituindo alguns dispositivos de impressão tradicionais por equipamentos baseados em toner.

Os fabricantes de máquinas estão se concentrando em um novo hardware para impressão de produção e não em máquinas de escritório. Para esta aplicação, a durabilidade do toner, a alta qualidade e a fusão a baixa temperatura são alvos para a melhoria geral do sistema.

A demanda por impressão comercial criou da necessidade por toners de valor agregado. Os fabricantes estão desenvolvendo e comercializando toner em ouro, prata, branco, claro, verde, laranja, azul e outras cores, incluindo fluorescente. Esses toners de valor agregado oferecem a oportunidade de maior lucratividade a partir de um volume menor.

Outros toners especiais têm um bom potencial para nichos específicos do mercado. Toners com características especiais de desempenho, como fluorescência e permanência aprimorada, oferecem o potencial para uma boa rentabilidade, embora os volumes menores do que os normais.

Muitos produtores asiáticos estão criando parcerias entre si não só no mercado de toner como em diversos setores. A criação de parcerias estratégicas aliadas com o desenvolvimento de tecnologia e negócio podem proteger o mercado e garantir a lucratividade.

Com uma perspectiva de negócios desafiadora para a indústria de equipamentos de escritório, os fabricantes de toner precisam se preparar para desenvolver, produzir e vender produtos que se distinguem ou se fundir para sobreviver aos desafios do futuro.

Deixe um comentário !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *